Seminário Eduardo Telles, O Criador Da Guarda Tartaruga “Turtle Guard”


Eduardo Telles é faixa-preta terceiro grau e líder da NINENINE JIUJITSU desembarca dos EUA para o Brasil em Belém para um seminário no dia 12/01/2020 na Academia Ninenine 99 do em 1976 na Jiu-Jitsu Belém.

Eduardo Telles Moreira, nascido em 1976 na cidade de São Paulo. Começou a praticar Karatê quando ainda era um adolescente em sua cidade natal. Telles conheceu o Jiu Jitsu quando esteve em um passeio juntamente de sua família na cidade do Rio de Janeiro onde Eduardo foi apresentando a Arte suave.

A academia de Karatê, em que Eduardo Telles treinava, abriu uma turma de Jiu Jitsu. Onde Telles conheceu seu primeiro instrutor, Fernando Yamasaki, com quem ficou até receber sua faixa azul.

Na época em que ele foi graduado a faixa azul, mudou-se para San Diego, na Califórnia. Eduardo estava nos país para aprender inglês e por lá conheceu Carlos Valente, faixa preta de Jiu Jitsu, Telles aproveitou a oportunidade para  treinar com Valente durante o tempo em que esteve nos Estados Unidos, com quem recebeu sua faixa roxa antes de retornar para São Paulo.

Retornando ao Brasil Telles integrou a academia de Fabio Gurguel onde conheceu Fernando “Terere”, com quem se tornou muito amigo, Demian Maia e outras personalidades do Jiu Jitsu, todos treinando sob orientação de Gurgel. Na sede da Alliance, a técnica de Telles desenvolveu muito seu Jiu JItsu.  Foi no tatame da Alliance que Telles desenvolveu seu laboratório, realizando experimentos de forma a adaptar estilo considerado até então desajeitado.

Foi também na Alliance onde Telles ganhou muitos títulos, recebendo suas faixas marrom e preta das mãos de Romero Jacaré.

Telles se tornou um dos competidores mais temidos de sua geração, e também um dos melhores professores de Jiu Jitsu do mundo, quando criou junto com Fernando Tererê a melhor academia de Jiu Jitsu “T&T- Telles e Tererê” de onde saíram grandes estrelas da atualidade : André Galvão, Lucas Lepri,  Rubens Charles Cobrinha, Sérgio Moraes e muitos outros…

Carreira

Em 1999, na Faixa Roxa, sob bandeira da Alliance, Teles foi Vice-campeão Mundial (IBJJF) de sua categoria e no mesmo ano foi promovido á faixa marrom. No ano seguinte voltou a subir no podium do campeonato mais importante do Jiu Jitsu, conquistando o terceiro lugar de sua categoria.

Foi aí que o estilo de luta completamente diferente do tradicional de Eduardo Telles começou a se destacar e muitos na comunidade do Jiu Jitsu apelidaram como “Esquijitsu”, o que significa um Jiu Jitsu esquisito.

Já ná faixa preta Telles continuou entre os melhores de sua categoria, conquistando muitos podiuns dos principais campeonatos que participou.

Na faixa preta, Telles foi 3 vezes Vice campeão Brasileiro (CBJJ) (2001,2005 e 2006), três vezes medalhista de bronze do Pan Arms (IBJJF), (2002 em sua categoria e no absoluto e 2004 na sua categoria), 2 vezes Vice Campeão do Pan Arms (IBJJF) (2005, 2006).

Ainda no seu currículo da faixa preta, conta como principais conquistas o título de Campeão Pan Arms (IBJJF)(2007), 2 vezes vice campeão Mundial (IBJJF) (2008 e 2010) e o título Mundial Sem Kimono (IBJJF) em 2015.

Estilo de jogo

Dificilmente você conhecerá alguém criativo que o Eduardo, ele é conhecido em todo o mundo por sua habilidade de inovar e quebrar regras, sendo um dos primeiros a adaptar seu jogo mesmo diante de situações antes vistas como completamente desconfortáveis.

Telles desenvolveu um jogo exclusivo, conhecido como guarda tartaruga, onde seu poder não se limita por estar de 4 apoios. Eduardo Telles passou anos estudando a posição de guarda tartaruga, aperfeiçoando suas defesas e desenvolvendo ataques até se tornar a principal referência mundial desta posição.

Pode parecer estranho alguém dominar uma posição que geralmente é uma situação de extremo desconforto, mas este jogo exclusivo de Telles, não só funciona contra os  faixas brancas, Telles fez toda sua carreira em cima dessa posição, com uma técnica sólida que funciona contra qualquer um.

Telles estudou todos os detalhes e encontrou uma resposta para cada ataque desenvolvendo sempre um contra-ataque, movendo-se sem esforço e escapando das piores situações que um guardeiro possa estar.

1 Comment

  • admin

    9 de janeiro de 2020 @ 20:45

    Estarei presente neste grande evento. By Adamor de Deus Laguna San

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X